Com infestação do mosquito Aedes em 466 municípios (93% do território), o Estado vive uma epidemia de dengue. Duas mortes já foram registradas. Em Santiago, a Secretaria da Saúde notificou um caso. Trata-se de um militar (51 anos) que retornou de viagem do Rio no dia 24/1.
Acesse a comunidade do NP Expresso no WhatsApp
Ele teve cefaleia, mialgia e dor retro orbital (ocorre na parte mais profunda do olho, pode ser lancinante ou latejante), mas já está em casa e sem sintomas.
Outros quatro casos suspeitos aguardavam resultado de exames. As notificações foram no Centro, Santiago Pompeo, Lulu Genro e Vila Rica. As equipes da saúde intensificarão o trabalho de combate ao mosquito, com apoio da Defesa Civil e Exército.
Parceria com o Exército
Na manhã desta quarta, 7, aconteceu uma reunião com o general Colombo para firmar apoio dos militares em operações de erradicação de focos, seguindo o exemplo do ano anterior, quando o índice de infestação era de 9 pelo Lira. A cooperação entre agentes comunitários de saúde e o Exército reduziu esse índice para cerca de 1, diminuindo a presença do mosquito. Em 2023, o município registrou 22 casos de dengue.
De acordo com o secretário Éldrio Machado, nesta quinta (8) haverá uma capacitação dos militares e agentes de saúde para já na próxima semana iniciarem as visitas domiciliares.
“Reforçamos pedido a toda população que colabore com a campanha de combate ao mosquito, cuidando de seus espaços físicos“, ressalta.

Estão evoluindo, antes só pintavam meio fio! 👏👏👏
Sou a Amanda Da Silva, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.