Santiago prestes a produzir o primeiro etanol de trigo do Brasil

A CB Bioenergia avança para início das operações

Publicado em

Santiago, RS – A CB Bioenergia deu um passo decisivo em sua trajetória ao receber a Licença de Operação (LO). O documento foi entregue há poucos dias pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, diretamente aos diretores Cássio Bonotto e Maria Eduarda Bonotto.

Desenvolvimento sustentável e relevância estratégica
A secretária Marjorie ressaltou que a emissão da LO, por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Fepam, atesta o rigor técnico e o compromisso ambiental do projeto, representando a confiança do estado em iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a matriz energética limpa.

A entrega oficial da licença foi marcada por uma solenidade que destacou a relevância do empreendimento para a Região do Vale do Jaguari e para a cadeia agrícola gaúcha. Participaram diversas autoridades, incluindo o general Vaz, o prefeito Piru e a vice Mara Rebelo, o presidente da Câmara, Haroldo Pouey e demais vereadores, o juiz da comarca local, Valeriano Santos Filho, o defensor público Lucas Mazzo, imprensa e comunidade.

Investimento, estrutura e capacidade de produção
O diretor Tiago Gorski explicou o funcionamento da usina, que, assim que entrar em operação, funcionará 24 horas. O investimento total ultrapassa os 100 milhões entre as obras físicas e maquinário.

A usina está instalada em uma área de 150 mil metros quadrados, dividida em dois pavilhões dedicados ao processamento de grãos. Já na arrancada, a capacidade instalada será de 43 mil litros por dia, totalizando cerca de 12 milhões de litros de etanol por ano. A usina tem capacidade para processar 30 mil toneladas de trigo anualmente.

Produção e diversidade de subprodutos
Além do biocombustível (álcool hidratado e álcool neutro), a unidade gerará subprodutos de alto valor, com potencial para priorizar a venda:

DDGS (Grãos Secos de Destilaria com Solúveis) e WDGS (Grãos de Destilaria Úmidos com Solúveis): ração animal de alto teor proteico e nutricional (810 toneladas de DDGS e 2,1 mil toneladas de WDGS mensais previstas).

CO₂: para uso industrial, setor que tem procurado muito a empresa devido à ausência desse tipo de produção no RS.

A venda do etanol será direta, a partir da procura do mercado, já que a empresa não firmou nenhum grande contrato antecipado.

Último passo e previsão de início de operação
Com a Licença de Operação garantida, a CB Bioenergia avança para a etapa final de sua regulamentação. O último passo é a vistoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que está marcada para o dia 17 de dezembro.

A empresa estima que, após a vistoria e a publicação da liberação no Diário Oficial da União (cerca de 15 a 20 dias depois), a produção comercial se inicie nos primeiros dias de janeiro de 2026.

Flexibilidade da planta e matéria-prima
Tiago Gorski detalhou que a empresa já tem trigo estocado para garantir os primeiros três meses de produção, sendo que toda a produção será mantida com trigo por pelo menos seis meses. A planta industrial, no entanto, é apta a processar outros grãos, como: triticale, cevada, centeio e milho.

Além disso, já foram iniciados diálogos com a Federarroz para avançar na possibilidade de geração de combustível e outros derivados a partir do arroz.

Economia regional e geração de empregos
A expectativa da direção e de toda a equipe é grande, com otimismo sobre:

  • A geração de 60 empregos diretos.
  • O fortalecimento da economia regional, incluindo uma ampliação significativa no retorno de ICMS e na movimentação econômica de Santiago.
  • O faturamento anual, que tem a expectativa de ser acima do que foi investido para erguer a indústria.
  • A contribuição efetiva para a matriz energética sustentável e para a descarbonização da produção.

A conquista também simboliza o alinhamento entre setor privado, poder público e comunidade, consolidando o projeto como referência na produção de energia limpa e no desenvolvimento sustentável.

Fotos: Éder Alves/NP Expresso e divulgação

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

127,826FãsCurtir
67,295SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Ambulante morre após ataque de dez cachorros em chácara

São José dos Campos - SP - (Região do Vale do Paraíba). Um caso...

Professora morre em batida de van escolar

Soledade - RS - (Região de Passo Fundo). Uma batida triste marcou a noite...

Toffoli viajou com advogado envolvido no caso do Banco Master

Nacional - Dias Toffoli foi sorteado em 28 de novembro para relatar o caso...

Motorista bêbado invade loja no centro de Panambi com o carro

Panambi, RS - A Brigada Militar de Panambi foi acionada na madrugada deste domingo...

Leia Também

Ambulante morre após ataque de dez cachorros em chácara

São José dos Campos - SP - (Região do Vale do Paraíba). Um caso...

Professora morre em batida de van escolar

Soledade - RS - (Região de Passo Fundo). Uma batida triste marcou a noite...

Toffoli viajou com advogado envolvido no caso do Banco Master

Nacional - Dias Toffoli foi sorteado em 28 de novembro para relatar o caso...