Santiago, RS – A CB Bioenergia deu um passo decisivo em sua trajetória ao receber a Licença de Operação (LO). O documento foi entregue há poucos dias pela secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, diretamente aos diretores Cássio Bonotto e Maria Eduarda Bonotto.
Desenvolvimento sustentável e relevância estratégica
A secretária Marjorie ressaltou que a emissão da LO, por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Fepam, atesta o rigor técnico e o compromisso ambiental do projeto, representando a confiança do estado em iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a matriz energética limpa.

A entrega oficial da licença foi marcada por uma solenidade que destacou a relevância do empreendimento para a Região do Vale do Jaguari e para a cadeia agrícola gaúcha. Participaram diversas autoridades, incluindo o general Vaz, o prefeito Piru e a vice Mara Rebelo, o presidente da Câmara, Haroldo Pouey e demais vereadores, o juiz da comarca local, Valeriano Santos Filho, o defensor público Lucas Mazzo, imprensa e comunidade.
Investimento, estrutura e capacidade de produção
O diretor Tiago Gorski explicou o funcionamento da usina, que, assim que entrar em operação, funcionará 24 horas. O investimento total ultrapassa os 100 milhões entre as obras físicas e maquinário.
A usina está instalada em uma área de 150 mil metros quadrados, dividida em dois pavilhões dedicados ao processamento de grãos. Já na arrancada, a capacidade instalada será de 43 mil litros por dia, totalizando cerca de 12 milhões de litros de etanol por ano. A usina tem capacidade para processar 30 mil toneladas de trigo anualmente.
Produção e diversidade de subprodutos
Além do biocombustível (álcool hidratado e álcool neutro), a unidade gerará subprodutos de alto valor, com potencial para priorizar a venda:
DDGS (Grãos Secos de Destilaria com Solúveis) e WDGS (Grãos de Destilaria Úmidos com Solúveis): ração animal de alto teor proteico e nutricional (810 toneladas de DDGS e 2,1 mil toneladas de WDGS mensais previstas).
CO₂: para uso industrial, setor que tem procurado muito a empresa devido à ausência desse tipo de produção no RS.
A venda do etanol será direta, a partir da procura do mercado, já que a empresa não firmou nenhum grande contrato antecipado.
Último passo e previsão de início de operação
Com a Licença de Operação garantida, a CB Bioenergia avança para a etapa final de sua regulamentação. O último passo é a vistoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que está marcada para o dia 17 de dezembro.
A empresa estima que, após a vistoria e a publicação da liberação no Diário Oficial da União (cerca de 15 a 20 dias depois), a produção comercial se inicie nos primeiros dias de janeiro de 2026.

Flexibilidade da planta e matéria-prima
Tiago Gorski detalhou que a empresa já tem trigo estocado para garantir os primeiros três meses de produção, sendo que toda a produção será mantida com trigo por pelo menos seis meses. A planta industrial, no entanto, é apta a processar outros grãos, como: triticale, cevada, centeio e milho.
Além disso, já foram iniciados diálogos com a Federarroz para avançar na possibilidade de geração de combustível e outros derivados a partir do arroz.

Economia regional e geração de empregos
A expectativa da direção e de toda a equipe é grande, com otimismo sobre:
- A geração de 60 empregos diretos.
- O fortalecimento da economia regional, incluindo uma ampliação significativa no retorno de ICMS e na movimentação econômica de Santiago.
- O faturamento anual, que tem a expectativa de ser acima do que foi investido para erguer a indústria.
- A contribuição efetiva para a matriz energética sustentável e para a descarbonização da produção.
A conquista também simboliza o alinhamento entre setor privado, poder público e comunidade, consolidando o projeto como referência na produção de energia limpa e no desenvolvimento sustentável.
Fotos: Éder Alves/NP Expresso e divulgação
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


