A recente apreensão de um fuzil americano em Santo Ângelo é considerada pelo capitão Felipe dos Santos Valandro, do 7° Regimento de Polícia Montada, como um duro golpe ao crime local.
A arma, de calibre 762 e alto poder destrutivo, é avaliada em mais de 60 mil no mercado legal e o dobro no mercado paralelo. Ele estava escondido embaixo de uma casa, este é o primeiro caso de apreensão desse tipo de armamento na região.
“É um calibre que é utilizado por diversos exércitos no mundo. As polícias também empregam porque está no seu poderio. Armas de uso restrito são reguladas por portaria do Poder Executivo. Então existem categorias de servidores, policiais e militares, que são autorizados a portar armas de uso restrito. O Ministério da Defesa junto com o Ministério da Justiça elabora, até foi aprovada há pouco tempo, uma nova portaria regulando quais seriam os calibres de uso permitido e quais seriam os de uso restrito”, explica o capitão Valandro.
Além do fuzil, a polícia apreendeu cigarros eletrônicos, celulares, um veículo e câmeras de monitoramento.
Quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo três homens e uma mulher. Destes, três são de Santa Rosa e estavam no local no momento.
Após exames de corpo de delito, foram apresentados à Polícia Federal.
Dois dos presos, um casal, foram liberados após audiência de custódia; um ficou com tornozeleira eletrônica, e o proprietário da casa teve a prisão preventiva decretada.
LEIA TAMBÉM:


