Secretária Silvana de Oliveira celebra os avanços na saúde

Com formação em enfermagem e especialização em saúde coletiva, a secretária procurou equilibrar as necessidades da comunidade.

Publicado em

Santiago/RS: A secretária municipal da Saúde, Silvana de Oliveira, participou do programa “A Pauta é”, apresentado por Sandra Siqueira, onde fez um balanço dos desafios e conquistas na sua gestão. Nomeada há um ano pelo então prefeito Tiago Gorski Lacerda, Silvana foi mantida na função pelo atual prefeito Marcelo Piru, em reconhecimento à sua competência e dedicação.

Reorganização das unidades de saúde

Desde o início de sua gestão, Silvana promoveu uma reestruturação nas equipes dos ESFs (Estratégia Saúde da Família), PAM e Pronto-Socorro. Hoje, todas as 11 unidades de saúde dos bairros contam com médicos e odontólogos, garantindo um atendimento mais completo à população.

Com formação em enfermagem e especialização em saúde coletiva, a secretária procurou equilibrar as necessidades da comunidade com a realidade das equipes de profissionais, promovendo melhorias na dinâmica de atendimento.

Atenção reforçada no PAM e Pronto-Socorro

No PAM (Pronto Atendimento Municipal), que atende cerca de 130 pessoas por dia, Silvana implantou a presença de dois médicos nos horários de maior demanda, medida também aplicada ao Pronto-Socorro. A iniciativa resultou em desafogo dos atendimentos e maior agilidade nos serviços prestados.

Além disso, os ESFs passaram a intensificar ações preventivas e de orientação, promovendo o uso mais consciente dos serviços de saúde por parte da população. As reuniões de equipe também foram reorganizadas: agora acontecem em blocos de duas horas semanais, em vez das quatro horas fixas às terças-feiras.

Investimentos e obras em andamento

Entre os avanços mais recentes, destaca-se a construção de uma nova unidade de saúde próxima à Escola Cristóvão Pereira, com investimento federal de quase R$ 2 milhões. A nova ESF atenderá moradores do centro e do interior do município e ampliará a cobertura de atenção primária.

Centro Materno Infantil

Outro destaque é o investimento no Centro Materno Infantil (CMI), que está sendo adaptado para oferecer atendimento especializado à população 60+. Com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, neurologistas, farmacêuticos e outros profissionais, o centro será referência regional para o Vale do Jaguari. A previsão é de que a estrutura esteja concluída até setembro.

Recursos e união política pela saúde

Silvana também celebrou a união política em torno da saúde pública, o que já garantiu mais de R$ 1,8 milhão em emendas parlamentares destinadas ao custeio do sistema. Os recursos permitirão novos avanços e melhorias estruturais e humanas nos serviços prestados à população santiaguense.

Compromisso com a saúde pública

Apesar dos inúmeros desafios que o setor enfrenta, a secretária destaca o empenho contínuo da gestão em oferecer uma saúde pública de qualidade, acessível e humanizada. “Temos muito por fazer, mas estamos caminhando com firmeza e responsabilidade”, concluiu.

LEIA TAMBÉM: Cátina conquista emenda de 400 mil para o hospital de Jaguari

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

130,094FãsCurtir
69,465SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Mulher arremessa peso de academia na cabeça da ex do namorado

Texas, Estados Unidos - Aralyn Martinez de 24 anos atacou uma mulher dentro da...

Jovem morre após acidente com trator

Dois Vizinhos, Paraná - Ana Paula de Lima Nunes, de 26 anos, morreu após...

Brigada seguiu pista errada em operação que causou a morte de agricultor inocente

Pelotas, RS - A operação da Brigada que terminou com a morte do produtor...

Produtor rural morre durante ação da Brigada em Pelotas

Pelotas - RS - Marcos Noremberg, de 48 anos, morreu após ser baleado durante...

Leia Também

Mulher arremessa peso de academia na cabeça da ex do namorado

Texas, Estados Unidos - Aralyn Martinez de 24 anos atacou uma mulher dentro da...

Jovem morre após acidente com trator

Dois Vizinhos, Paraná - Ana Paula de Lima Nunes, de 26 anos, morreu após...

Brigada seguiu pista errada em operação que causou a morte de agricultor inocente

Pelotas, RS - A operação da Brigada que terminou com a morte do produtor...