Estado, RS – Enquanto a colheita das lavouras de inverno entra na reta final no RS, o campo começa a se movimentar com o plantio das culturas de verão. Na soja, principal cultivo da próxima safra, o ritmo ainda é lento: apenas 2% dos 6,7 milhões de hectares previstos foram semeados, segundo o boletim semanal da Emater.
O avanço moderado reflete uma combinação de fatores econômicos e climáticos. Muitos produtores têm adotado uma postura cautelosa e preferem postergar o plantio para minimizar os riscos de estiagem em novembro e dezembro, período em que a influência do fenômeno La Niña pode reduzir significativamente as chuvas no Estado.
A expectativa inicial é de uma produção de 21,4 milhões de toneladas de soja, mas especialistas alertam que o comportamento do clima poderá impactar o resultado final.
O milho é, até o momento, a cultura mais adiantada no plantio: 75% dos 785 mil hectares previstos já foram semeados, com um avanço de um ponto percentual em relação à semana anterior. A projeção de colheita é de 5,7 milhões de toneladas.
Já o arroz apresenta um bom ritmo. Até agora, 57,44% dos 920 mil hectares estimados estão plantados, um avanço expressivo de 19 pontos percentuais na última semana, impulsionado pelo tempo seco em boa parte das regiões produtoras. A expectativa é de uma produção próxima de 8 milhões de toneladas.
GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


