Após o trágico acidente com um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrido na última sexta-feira (4) e que resultou na morte de sete pessoas, a instituição suspendeu todas as viagens e visitas técnicas realizadas com veículos próprios de grande porte. A medida emergencial tem como objetivo permitir uma revisão completa da frota, conforme informou o reitor Luciano Schuch.
A decisão vale para os ônibus da universidade. Já as viagens com vans e carros menores continuam normalmente. “Todas as viagens mais longas foram suspensas neste momento para que possamos fazer uma avaliação completa do setor de transporte da universidade. A revisão da frota, que já era feita regularmente, será agora mais rigorosa”, destacou Schuch.
Além da revisão dos veículos, a UFSM também abriu uma sindicância interna para apurar o histórico do ônibus acidentado, incluindo possíveis ocorrências anteriores, frequência e resultados de manutenções, além de informações sobre a experiência do motorista terceirizado. A universidade aguarda os laudos oficiais das autoridades que investigam o acidente.
Segundo o reitor, o ônibus envolvido era um dos mais novos da frota, fabricado em 2006, e estava em condições de uso. “Infelizmente, toda a nossa frota é envelhecida. Existe um decreto federal que proíbe a compra de novos veículos, o que tem dificultado a renovação. Rodamos muito com esses veículos, mas seguimos realizando todas as manutenções necessárias. Este ônibus, especificamente, estava apto para uso. Mas, claro, só a perícia poderá confirmar se houve alguma falha mecânica”, explicou.
A decisão da UFSM também leva em consideração relatos de estudantes que, após o acidente, apontaram possíveis problemas estruturais no veículo, inclusive a hipótese de falha nos freios — algo que também teria sido mencionado por vítimas e pelo próprio motorista de forma informal.
As informações reunidas durante essa apuração servirão de base para a sindicância que está em andamento na universidade.
Diário de Santa Maria
LEIA TAMBÉM: Três caem por tráfico em Santiago após grande perseguição
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso