Unistalda, RS — Conhecida como a “Capital do Pau-Ferro”, Unistalda dará um passo importante para fortalecer essa identidade. Um projeto do vereador Luizinho (PP), sancionado pelo prefeito Gilnei Manzoni, criará um horto florestal com foco na produção de mudas de pau-ferro, árvore ameaçada de extinção na região e no Estado.
A iniciativa, já em fase avançada de implementação, está sendo coordenada pelo secretário de Agricultura, Pedro Medeiros, e pela secretária de Meio Ambiente, Vanessa Rodrigues.

Objetivos do projeto
O principal objetivo do horto é produzir mudas de pau-ferro para doação, tanto para plantio em áreas urbanas do município quanto para produtores rurais. No futuro, a administração considera a possibilidade de comercializar a espécie.
Local de funcionamento
O horto florestal será instalado no Centro Agropecuário João Alcides Martins, local que já abriga a secretaria de Agricultura e o escritório da Emater. A administração está organizando o fechamento da área e a construção de um reservatório para a coleta de água da chuva. O espaço poderá ser ampliado de acordo com a demanda de produção.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso