
Unistalda está entre os mais de 200 municípios gaúchos que decretaram situação de emergência devido à falta de chuva. A estiagem é umas das piores dos últimos anos e já causa prejuízo de quase 40 milhões. Na barragem, a água baixou tanto que a Corsan já precisou mudar a bomba de captação.

No interior, alguns poços diminuíram a vazão e mais de 40 famílias estão sendo abastecidas pelo caminhão-pipa da secretaria de Obras. A Agricultura também auxilia no abastecimento de mais de 20 propriedades. O pedido é para que as pessoas economizem e usem a água tratada apenas para consumo humano.

Situação Estarrecedora
A vice-presidente da Câmara, vereadora Ruth Melo (PP), nasceu no interior e segue na atividade rural até os dias de hoje. Ela relata que não lembra de ter passado por uma estiagem dessas. Em sua propriedade não há mais água. Do tanque abastecido pela Prefeitura, ela carrega de balde para saciar a sede dos animais. O município tem 70% de sua população no interior e a maioria passa pela mesma situação.



“Estou 24 horas como vereadora, atendendo o chamamento dos moradores do interior, pois sei o que é isso. Estou vivendo em minha pele essa angústia de ver os animais padecendo, sem pastos e água”, lamenta.



