
São Chico – O final de 2022 foi um teste para o coração do veterano Vasco Carvalho (MDB). Em menos de dois meses, ele passou de cassado à presidente da Câmara. Vasco Carvalho concedeu essa entrevista:
Pela terceira vez o senhor assume a presidência, como será seu método de trabalho?
Vasco – “Venho de uma histórica política baseada no diálogo e no trabalho em conjunto, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Acredito, então, que não há porque mudar a forma de tratar os servidores, os colegas e toda a população. O cargo não faz o homem, o homem é quem faz o cargo”.
Com o fim da pandemia vão aumentar os pedidos de diárias, como o senhor vai administrar essa situação?
“Em reunião com os vereadores decidimos em comum acordo, disponibilizar dois cursos por assessor durante o ano, para limitar o número de pedidos de diárias. Também tentaremos manter uma padronização por parte dos vereadores, para não haver abuso e disparidade”.
Em breve (início de junho) a Câmara estará de prédio novo, o senhor acredita que as despesas serão maiores?
“Nossa equipe tentará manter as despesas nos valores mais aceitáveis possíveis de acordo com o nosso orçamento. Reforço que criar um espaço novo tornará nulos os incômodos com reformas na estrutura e parte elétrica. Seguiremos trabalhando no intento de continuarmos as devoluções dos recursos com economias feitas pela Câmara”.
São Chico é a única cidade da região em que os vereadores ficam 60 dias de férias, o senhor não acha que é muito tempo?
“Vereador nunca tira férias. Fato é que hoje, 10 de janeiro, passamos o dia em sessão para discutirmos e aprovarmos os projetos do Executivo. Na condição de presidente, estarei diariamente no parlamento durante o período de recesso das reuniões ordinárias, visto que a Câmara segue em pleno funcionamento”.
“As pessoas me conhecem e sabem que jamais faria mal ao bem comum, diferente de muitos demagogos espalhados por aí”.
Sobre as cassações sua, do prefeito e do vice, no seu entendimento tem alguém da Câmara por trás dessa armação?
“Não dá pra afirmar nada sem que as provas estejam claras como água, mas fico feliz que até o jornal entende como armação. Acho que houve envolvimento de pessoas da casa na mais descabida armação já feita dentro da política assisense, mostrando, assim, o nível de seres humanos que mancham nossa honesta e trabalhadora sociedade”.
Considerações finais
“Continuo sempre o mesmo, abrindo mão do materialismo, das coisas que não irão comigo para o além. Desejo um feliz 2023 e que a verdade prevaleça sempre. As pessoas me conhecem e sabem que jamais faria mal ao bem comum, diferente de muitos demagogos espalhados por aí”.



