Não importa de onde você é ou quantos anos tem todo mundo, já ouviu falar que após uma refeição, alguns hábitos são proibidos.
Entre eles, o mais comum é de que não se pode nadar depois que comer.
Apesar de ser parcialmente uma verdade, outros comportamentos são mais preocupantes, então vale a pena saber o que evitar.
Nesse sentido, pode conferir abaixo quais hábitos evitar após uma refeição.
Tomar um cafezinho
Poucas coisas são mais brasileiras do que tomar um cafezinho após o almoço. No entanto, os cientistas deixam claro que esse hábito pode ser muito prejudicial, sobretudo na absorção de nutrientes para o nosso corpo.
Isso porque a cafeína acaba alterando a ingestão de alguns minerais e vitaminas. É algo que pode ainda ser mais maléfico em idades avançadas, sobretudo quando se torna algo rotineiro.
Por isso, especialistas recomendam esperar pelo menos 30 minutos até tomar o seu copo de café.
Tirar um cochilo
Não existe nada melhor que o cochilo após se alimentar, sobretudo quando falamos de pratos mais pesados, como a feijoada, no entanto, esse é o tipo de comportamento que pode gerar alguns problemas estomacais, como a azia.
Além disso, a digestão não é feita de forma adequada, o que influencia na absorção de nutrientes e gasto de energia durante o sono.
Ou seja, pode acabar acordando mais cansado do que o normal. No final, o recomendado mesmo não é nem se manter sentado ou deitado, mas em pé. Assim, vai reduzir as chances de refluxo, azia, etc.
Exercícios de alta intensidade
Apesar das refeições serem importantes para manter a energia durante exercício físicos, esse tipo de atividade não pode ser iniciado imediatamente. Isso porque você pode acabar com câimbras e outros desconfortos.
Além disso, caso tenha comido algo um pouco mais pesado, como proteínas, seu desempenho durante o exercício pode ser afetado. Afinal, o corpo terá que dividir sua energia entre a digestão e a atividade.
F.: Mundo em revista
LEIA TAMBÉM: O leite de saquinho está de volta