O governo da China anunciou nesta sexta (7) que suspendeu o embargo sobre compra de aves e derivados fabricados no Brasil e vai retomar a importação.
Essa interrupção começou em maio, na época em que foram confirmados casos de gripe aviária em uma granja comercial no RS. Inicialmente, o embargo seria de 60 dias, porém foi estendido por precaução.
Segundo os chineses, a revogação tem efeitos imediatos ‘com base nos resultados da análise de risco’. Ou seja, a importação já será retomada a partir desta sexta.
O Brasil tem a China como o principal mercado de destino do frango no exterior.
No final de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para fazer uma auditoria para avaliar se o país de fato estava livre já da gripe aviária. Portanto, já havia essa expectativa pelo fim do embargo. No comunicado da alfândega chinesa, o fim do embargo é justificado “com base nos resultados da análise de risco.
O Brasil se declarou livre de gripe aviária no dia 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas desde que houve a confirmação da doença na granja no Sul do país.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


