Os Correios atenderam mais de 60 mil vítimas na última sexta-feira (30) em todo o país. O atendimento começou pela manhã nas mais de 5 mil agências, habilitadas para consultas e contestações de descontos irregulares em benefícios do INSS feitos por entidades associativas desde 2019. O serviço é gratuito e prioriza aposentados e pensionistas nas unidades com gestão de filas ou guichês exclusivos.
Logo no começo do dia, as agências registraram instabilidade no sistema devido à sobrecarga causada pelo grande número de acessos ao sistema do INSS. Segundo os Correios, a falha durou cerca de uma hora e dificultou o atendimento presencial, mas foi resolvida ainda na manhã de sexta-feira.
O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, afirmou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano. O pagamento será feito com recursos do orçamento de 2025, mas a expectativa é de que os cofres públicos sejam compensados por valores bloqueados de 12 entidades suspeitas. O INSS divulgará um balanço no dia 4 de junho, ao fim do primeiro ciclo de consultas.
Fonte: Agência Brasil.
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