SP – O hacker Walter Delgatti Neto cumpre pena de 8 anos e 3 meses na Penitenciária 2 de Tremembé desde agosto de 2023. O STF concluiu os recursos e transformou a prisão preventiva em definitiva. Walter foi condenado por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Dentro da penitenciária, Walter mantém contato com presos famosos. Ele joga futebol com o ex-jogador Robinho, conversa com o ex-médico Roger Abdelmassih e o empresário Thiago Brennand. Segundo o advogado Ariovaldo Moreira, o hacker também divide cela com um acusado de feminicídio e aprendeu a jogar xadrez com um ex-prefeito.
Além da pena atual, Walter já havia sido condenado a 20 anos por invadir celulares de autoridades da antiga Operação Lava-Jato, mas responde em liberdade por este processo. Pelo mesmo crime no CNJ, a deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato. Segundo a Polícia Federal, ela estaria na Itália e segue de licença da Câmara.
LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite vem a Santa Maria para avaliar os impactos das enchentes
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso