Brasília – Baseado no que escreveu o jornalista Alexandre Garcia, no jornal Gazeta do Povo, o presidente Lula não teria ligado para Donald Trump após o americano dizer que poderia atendê-lo “a qualquer hora” porque teria medo da conversa. O comentário ocorreu depois que, na sexta-feira (1º), Trump respondeu à imprensa sobre a possibilidade de contato com Lula.
A tarifa e o silêncio
Segundo Garcia, Lula deveria ter ligado imediatamente para tratar da tarifa de 50% imposta pelos EUA às exportações brasileiras, mas não fez isso. Em um encontro do PT, teria dito que a diplomacia o orientou a não falar tudo o que pensa para Trump. Informações do jornalista Claudio Humberto indicam que o Itamaraty recebeu ordem do Planalto para não reagir à tarifa.
Possíveis constrangimentos
Garcia e a comentarista Ana Paula Henkel sugerem que Lula teme ser questionado por Trump sobre perseguições a Bolsonaro, a autorização para navios iranianos atracarem no Brasil, a visita do vice-presidente ao Irã e falas sobre Elon Musk.
O jantar com o STF
O jornalista também citou o jantar oferecido por Lula a ministros do Supremo, que teve presença de apenas seis magistrados, além do ex-ministro Ricardo Lewandowski. A ausência de assinaturas individuais em nota de solidariedade a Alexandre de Moraes foi apontada como sinal de desconforto interno.
Esvaziamento da COP 30
Outro ponto destacado por Garcia é que 26 países já pediram para mudar a sede da COP 30, marcada para Belém, em novembro. Entre os motivos está o aumento de até 15 vezes no preço das diárias de hotéis, o que pode levar ao esvaziamento do evento.
Fonte: Gazeta do Povo – Alexandre Garcia
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso