Brasília – DF – O Senado Federal recebeu o primeiro pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes motivado por rolos envolvendo o Banco Master. A denúncia foi feita por um cidadão comum e foca em contratos de trabalho e bens da família do magistrado. O documento cita um acerto de 129 milhões de reais entre o banco e o escritório de advocacia de Viviane Barci, mulher do ministro.
Acusação fala em enriquecimento ilícito
O autor do pedido também aponta que o casal comprou uma casa em Brasília por 12 milhões de reais no final de 2025. A ideia de quem protocolou é que esses fatos mostram conflito de interesses e falta de moralidade. O texto diz que houve um suposto enriquecimento ilícito através do núcleo familiar e pede que os senadores julguem a conduta do ministro do Supremo.
Alcolumbre deve segurar o processo
Mesmo com o barulho, a chance de o caso andar é pequena por causa da política no Senado. O presidente da casa, Davi Alcolumbre, não quer dar corda para processos de impedimento contra ministros do Supremo. Ele já deu sinais de que, enquanto estiver no comando, esse tipo de pauta não vai ser votada, servindo de barreira para a denúncia.
(G1)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


