Em dezembro passado, o general André Luiz Aguiar Ribeiro se tornou o comandante da 6ª Região Militar (RM), responsável pelas tropas e atividades do Exército nos Estados da Bahia e de Sergipe.
Sua ascensão é uma raridade, já que militares negros são predominantes nos estratos inferiores das Forças Armadas, e a medida que a patente aumenta, o número de negros diminui.
Ribeiro é apenas o terceiro negro a atingir a patente de general de Divisão, o segundo degrau mais alto da patente mais importante do Exército. Ele é o único oficial-general negro do Exército na ativa.
A falta de diversidade étnico-racial nas posições de poder no Exército contrasta com a ênfase na contribuição dos negros na história da instituição.
Apesar de avanços, o tema da diversidade racial ainda é um tabu para o Exército. Ribeiro, que veio de origens humildes, tem uma carreira sólida no Exército e assumiu o comando da 6ª RM com desafios como a garantia da segurança pública na Bahia, parcerias com o governo estadual e a efetividade da Operação Carro-Pipa para lidar com a seca. (Folha de São Paulo)

LEIA TAMBÉM: Jovem é encontrado morto com sinais de execução em Santiago – NP Expresso