Brasília, DF – O cientista político Steven Levitsky, autor do livro Como as Democracias Morrem, afirmou nesta terça-feira, 12, que as instituições brasileiras atuaram para proteger a democracia durante o governo Jair Bolsonaro e servem de exemplo em contraste com a postura dos Estados Unidos diante do ex-presidente Donald Trump. Ele participou no Senado de um seminário sobre democracia na América Latina.
As comparações feitas pelo professor
Levitsky, professor de Harvard, disse que lideranças políticas e instituições americanas “abdicaram de suas responsabilidades” frente ao autoritarismo de Trump, enquanto no Brasil as instituições “se defenderam e defenderam a democracia”. Ele também criticou a Suprema Corte dos EUA, dizendo que ela atrapalhou os esforços para conter Trump, ao passo que o Supremo brasileiro atua para processar Bolsonaro.
A crítica às sanções econômicas
O cientista político considerou “irônico” que os EUA estejam punindo o Brasil com medidas econômicas, como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, justamente quando o país teria feito o que os americanos deveriam ter feito em relação a Trump.
Fonte: Metrópoles.
LEIA TAMBÉM: Vereador é acusado de chamar o presidente Lula e deputados de “ladrões que roubam o Brasil”
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso