EUA – Milhares de pessoas saíram às ruas neste sábado (18) em Washington e em mais de 2.600 cidades dos Estados Unidos e do exterior no movimento “No Kings”. O ato é uma reação ao presidente Donald Trump, acusado pelos organizadores de enfraquecer as instituições democráticas. O protesto ocorre durante a paralisação do governo federal, já no 18º dia, e representa o maior movimento nacional de oposição desde o retorno do republicano à Casa Branca.
Líderes democratas como Chuck Schumer e Bernie Sanders apoiam as manifestações e afirmam que os atos são um gesto de amor à Constituição e à liberdade americana. Sanders declarou que milhões marcham para impedir que o país se torne uma autocracia. Para analistas, o movimento indica uma retomada do ânimo da oposição, que vinha dividida diante do fortalecimento político de Trump.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, chamou os protestos de “antipatrióticos” e acusou os organizadores de odiarem o capitalismo. O governo e aliados republicanos culpam os democratas pelo impasse orçamentário que mantém o governo fechado. Já os democratas dizem que resistem ao avanço autoritário de Trump. Os atos deste sábado testam a força da oposição e o nível de polarização política nos Estados Unidos.


Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Santiago tem um turismo de eventos cada vez mais forte
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso