São Gabriel- RS – Elisa de Oliveira Carvalho (36 anos) presa presa desde o dia 13 de maio. Ela é mãe de Isabelly Carvalho Brezzolin, de 11 anos, que morreu em São Gabriel, e era investigada por suposta responsabilidade na morte da filha. A libertação de Elisa ocorreu após o Ministério Público emitir parecer favorável ao pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa na semana passada. As informações são do Diário.
Elisa e o companheiro, José Lindomar Nunes Brezzolin (55 anos) haviam sido presos em flagrante após a morte de Isabelly, que ocorreu na Santa Casa de São Gabriel. Desde então, o caso ganhou repercussão estadual e passou a ser investigado sob sigilo.
Segundo os advogados de defesa, Rebeca Canabarro e Andrei Nobre, Elisa começou a tratar a filha quatro dias antes de levá-la ao hospital, utilizando medicamentos para uma infecção no ouvido. A defesa sustenta que a mãe não teve intenção ou atitude que configurasse maus-tratos ou negligência.
O pai da menina segue preso, e não há informações sobre pedido de liberdade. A Defensoria Pública está responsável pela defesa de Brezzolin.
Maus-tratos e estupro de vulnerável
No domingo (18), a Polícia Civil de São Gabriel concluiu o inquérito sobre a morte de Isabelly Carvalho Brezzolin e indiciou os pais da menina pelos crimes de maus-tratos e estupro de vulnerável.
Apesar de laudos do Instituto-Geral de Perícias e do hospital não apontarem sinais evidentes de violência física, o inquérito concluiu pelo indiciamento com base em outros elementos, como a suposta demora do casal em procurar atendimento médico e depoimentos que indicam comportamentos suspeitos por parte do pai, relatados pela mãe em uma das declarações prestadas à polícia.
A defesa de Elisa informou que a mãe teria sido indiciada por maus-tratos, e José Lindomar pelo crime de estupro de vulnerável. O delegado responsável pela investigação, Daniel Severo, não retornou até a publicação da matéria.
Com o encerramento do inquérito, o processo segue agora para o Ministério Público, que decidirá sobre a apresentação de denúncia à Justiça.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso