A Polícia Civil gaúcha, por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), realizou uma megaoperação para incineração de drogas apreendidas. A ação eliminou um volume recorde de 50 toneladas de drogas em 2025.
A incineração, que cumpre a lei de drogas, contou com o apoio da Brigada, Polícia Rodoviária Federal, Vigilância Sanitária do RS e Ministério Público.
Composição e prejuízo histórico
As 50 toneladas incineradas consistiam em aproximadamente 70% de maconha, 20% de cocaína e crack, e 10% de drogas sintéticas e insumos.
Conforme o delegado, Alencar Carraro, diretor de investigações do Denarc, o montante representa um prejuízo de pelo menos 100 milhões às organizações criminosas.
O delegado Carraro destacou o volume recorde de incinerações realizadas em 2025. “Há pouco mais de cinco anos, eram incineradas de sete a oito toneladas de drogas durante todo o ano. A ação de hoje reforça que o Denarc e as demais forças de segurança estão trabalhando com eficácia e eficiência,” afirmou.
A retirada de grandes quantidades de drogas das ruas é crucial para diminuir o poder de financiamento dos grupos criminosos, que utilizam o lucro do narcotráfico para adquirir armamentos e cometer crimes violentos, como homicídios.
Fonte: Polícia Civil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


