Cachoeirinha, RS (Região Metropolitana de Porto Alegre) – Em sessão de 13 horas, os vereadores aprovaram a cassação dos mandatos do prefeito Cristian Wasem (MDB) e do vice, delegado João Paulo (Progressistas).
As duas denúncias contra o prefeito foram aprovadas por 14 votos a 3. Já as acusações contra o vice receberam 13 votos favoráveis e 4 contrários.
Aberto em outubro, o processo apontou pedaladas fiscais no IPREC (Instituto de Previdência dos Servidores), além de conduta atentatória à autonomia do Legislativo municipal por parte de Wasem. Quanto ao vice, a cassação baseou-se em contratações emergenciais irregulares e infrações cometidas enquanto exercia o cargo de prefeito interino.
Com a decisão, a presidente da Câmara, Jussara Caçapava (Avante), assume o Executivo até a eleição suplementar, que deve ocorrer em 180 dias sob coordenação do TRE-RS. Ambos os políticos tornaram-se inelegíveis por oito anos.
Em nota, o prefeito cassado criticou a decisão: “O que ocorreu não é um processo legítimo, mas uma manobra política explícita para rasgar a vontade popular. Esse processo não se sustenta em fatos, provas ou qualquer tipificação legal”.
VEJA TAMBÉM: Trump anuncia ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


