Porto Alegre – RS – A pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostrou que 58% dos eleitores aprovam a gestão do governador Eduardo Leite, enquanto 38% desaprovam. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 17 de agosto com 1.104 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
A oscilação nos índices
Em relação à pesquisa anterior, de fevereiro, a aprovação caiu de 62% para 58% e a desaprovação subiu de 33% para 38%. Os números estão dentro da margem de erro, mas indicam uma tendência de queda na avaliação positiva.
A sucessão em 2026
Quando questionados se Eduardo Leite merece eleger um sucessor, 41% disseram que sim (eram 47%), e 54% responderam que não (eram 46%). A desaprovação, nesse quesito, passou a superar os favoráveis.
O perfil desejado para o próximo governador
A maioria dos eleitores do RS (60%) afirmou que prefere um candidato independente, enquanto 23% gostariam de um aliado de Bolsonaro e 16% de um aliado do presidente Lula.
A avaliação diante das tarifas
Sobre a atuação de Eduardo Leite diante das tarifas impostas por Donald Trump, 37% avaliaram como positiva, 43% como negativa e 20% não souberam responder.
Fonte: Pesquisa Quaest/Genial Investimentos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso