A vereadora petista Luiza Meus explicou o motivo de seu primeiro voto “não” na Câmara. Na sessão do dia 10, Luiza votou contra um requerimento apresentado pelas bancadas do PP e PL. Segundo ela, a proposta era para aumentar o número de assessores parlamentares de um, para cada bancada, para um para cada vereador ou vereadora. A vereadora afirmou que, junto com os colegas do PDT, PSB e MDB, entendeu que ainda não é necessário aumentar o número de cargos em comissão na câmara.
Número de vereadores – Atualmente, Manoel Viana possui seis partidos representados na Câmara: PT, PDT, PSB, PP, PL e MDB, com um total de nove vereadores, proporcional à população do município, que possui menos de 7.000 habitantes. A Constituição estabelece que cidades com até 1 milhão de habitantes podem ter entre nove e 21 vereadores, sendo o número exato definido pela Lei Orgânica Municipal. Caso o requerimento fosse aprovado, o número de assessores passaria de seis para nove, extinguindo o cargo de assessor de bancada e criando o de assessor parlamentar, o que resultaria em um aumento de três assessores.
Em respeito aos cidadãos
Luiza destacou que, na legislatura passada, havia apenas quatro bancadas e quatro assessores, com o número de bancadas aumentando para seis em 2024. Ela afirmou que, no futuro, com o crescimento populacional e da arrecadação, o tema poderá ser discutido novamente, caso a população deseje. No entanto, para o momento, a vereadora defendeu a manutenção do número atual de assessores, por razões de economia e respeito aos cidadãos que custeiam o Legislativo.
LEIA TAMBÉM: Carne, café, azeite: estes são os vilões da inflação
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui