A 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Educação de Santiago realizam, por meio das articuladoras da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA), o I Seminário Online Conexões RENALFA: Experiências que Transformam.
O evento contará com sete transmissões ao vivo, onde as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios que integram a 35ª CRE vão apresentar experiências significativas desenvolvidas nas escolas da rede, dentro do Programa Alfabetiza Tchê.
O programa tem como meta garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública gaúcha até o final do 2º ano do ensino fundamental, integrando o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). No Rio Grande do Sul, o Alfabetiza Tchê está implantado nos 497 municípios, através de um regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-RS), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Para a execução das ações, o programa conta com professores articuladores RENALFA, atuando tanto em âmbito regional quanto municipal. O primeiro encontro virtual do seminário ocorre no dia 8 de julho, às 14h30min, com transmissão pelo canal do YouTube NTE 35 CRE.
A coordenadora da 35ª CRE, professora Sandra Franco, e a secretária municipal de Educação de Santiago, professora Maria Joceli dos Santos Figueiredo, destacam a relevância do seminário, que irá evidenciar resultados positivos alcançados nas escolas participantes do programa. Ambas enfatizam a importância do engajamento das redes municipais e das escolas na busca constante por uma educação pública de qualidade e pela superação dos desafios da alfabetização na idade certa.
LEIA TAMBÉM: O grito silenciado: por que vítimas de feminicídio não pedem socorro
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso