Santiago, RS – A partir da próxima segunda(12), Santiago entra no mapa nacional da energia renovável com o início das operações da CB Bioenergia. Após três anos de obras e um investimento inicial de 110 milhões, a planta recebeu nesta quinta (8) a autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para iniciar a produção.
Esta é a primeira usina do país a fabricar etanol utilizando o trigo como matéria-prima. O projeto, idealizado pelo agropecuarista Cássio Bonotto, projeta uma expansão futura de até 500 milhões, o que poderia elevar a produção em sete vezes.

Capacidade produtiva diária
Com a chegada de técnicos do Paraguai, Bolívia, São Paulo e Santa Catarina neste final de semana para o “comissionamento” (ajustes finais), a usina deve atingir sua capacidade máxima em 30 dias:
- 43 mil litros de etanol hidratado;
- 100 toneladas de trigo processadas;
- 30 mil quilos de farelo proteico (ração animal com 38% de proteína);
- 30 mil quilos de gás carbônico (CO² para bebidas e soldas).

Diferenciais e mercado
Além do combustível para veículos flex, a usina focará em produtos de alto valor agregado, como o álcool neutro para perfumaria e bebidas finas — um item inédito no Brasil produzido a partir do trigo. A linha de produção também inclui álcool gel e 70°.
Conforme o diretor Tiago Gorski, o mercado já demonstra forte interesse externo:
- Uruguai: interesse na compra de rações;
- Santa Catarina: indústrias de bebidas buscam o CO² produzido em Santiago.
Venda direta e redução de custos
Uma das principais vantagens competitivas será a logística. Graças a mudanças na lei, a CB Bioenergia poderá vender o combustível diretamente para os postos locais, sem a necessidade de enviar o produto para distribuidoras em outras regiões.
“Isso gera economia tributária e logística, eliminando custos que antes encareciam o combustível”, destaca Tiago.
Geração de empregos
Atualmente, a empresa conta com 30 funcionários, mas deve chegar a 60 nos próximos dias com a efetivação de profissionais já pré-selecionados. A operação também deve movimentar o setor de transportes, gerando dezenas de empregos indiretos na região.

Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


