Santiago, RS — Após anos de expectativa, a vinda de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para Santiago foi confirmada oficialmente nesta quinta (21) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Santa Maria.
Em entrevista à rádio Santiago nesta sexta (22), o prefeito Marcelo Piru deu mais detalhes sobre a conquista, que chamou de “final feliz” para uma luta de mais de 10 anos. “É uma conquista da comunidade e da região, que terá um ensino público de qualidade e sem custos aos seus alunos”, declarou.
Próximos passos e local de instalação
Segundo o prefeito, a instalação inicial do campus será no prédio da escola CIEP, onde já funciona o Centro de Referência do IFFar. Com o tempo e o avanço do projeto, a expectativa é que novos prédios sejam construídos no terreno anexo, que já conta com infraestrutura.
O próximo passo, após o anúncio, será o alinhamento com a reitoria do IFFar e o Ministério da Educação (MEC) para definir os próximos passos da implementação. Também está em tramitação a questão do patrimônio junto ao Governo do Estado.


Trabalho conjunto e reconhecimento político
O prefeito enfatizou que a conquista é resultado de um trabalho coletivo, iniciado na adminsitração anterior e potencializado nos últimos meses. Ele mencionou a reitora Nídia Heringer como peça fundamental no processo junto ao MEC.
Reconhecimento
O prefeito Piru fez questão de agradecer a todos que contribuíram para o resultado, incluindo o ex-prefeito Tiago Gorski, o ex-secretário Sadi Gioda, a chefe de gabinete da Casa Civil, Cátia Belmonte, o representante do Patrimônio do Estado, Vinícius de Prado, e vereadores do partido e da base do governo federal.
Além disso, destacou o apoio dos deputados Valdeci Oliveira (estadual) e Paulo Pimenta (federal), que auxiliaram na articulação junto ao governo federal.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso