Salvador – BA – O SUS realizou 14,7 milhões de cirurgias eletivas (agendadas) no ano passado. Esse é o maior número de procedimentos já feito em um único ano no país. O balanço foi apresentado pelo presidente Lula e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que afirmaram que a meta é garantir respeito e atendimento rápido para a população que mais precisa.
A nova estratégia
O recorde foi batido graças ao programa Agora Tem Especialistas, que paga valores maiores para os hospitais. O governo explicou que essa mudança na tabela estimula estados, municípios e santas casas a fazerem mais operações. Antes disso, a melhor marca tinha sido em 2024, quando o sistema público de saúde fez 13,6 milhões de cirurgias.
O reforço nos equipamentos
Para melhorar o atendimento, o ministério está entregando milhares de combos de equipamentos para hospitais e unidades de saúde. Na Bahia, foram entregues aparelhos como balança digital, câmaras para vacinas e lasers para tratar feridas. A ideia é que o local onde a pessoa mora consiga resolver o problema sem precisar mandar todo mundo para os hospitais grandes.
A saúde na palma da mão
O governo também entregou mais de 500 mil kits de telessaúde para modernizar o atendimento. Além disso, a frota do Samu foi reforçada com 107 novas ambulâncias para garantir que o socorro chegue mais rápido. O ministro Padilha destacou que essas parcerias com prefeituras e hospitais privados são fundamentais para o SUS continuar sendo o sistema que mais opera no mundo. Redação, João Lemes; fonte Agência Brasil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


