NACIONAL – A covid levou 29 brasileiros em janeiro deste ano. Os dados mostram que o vírus continua sendo o mais mortal entre as doenças respiratórias identificadas no país. O número de vítimas fatais ainda pode crescer, já que muitos casos de mort3 por problemas no peito ainda estão sendo investigados nos laboratórios.
Os principais alvos
A maioria das vítimas no primeiro mês do ano foi de homens com mais de 65 anos. Ao todo, o Brasil registrou 163 mort3s por problemas respiratórios graves nas quatro primeiras semanas de 2026. Além da covid, outros vírus como a gripe comum e o rinovírus também causaram vítimas, mas em menor quantidade. São Paulo foi o estado com mais registros, somando 15 m0rtes.
A falta de vacinação
O alerta contra a covid é importante porque a vacinação está muito abaixo do que os médicos recomendam. No ano passado, de cada dez doses que o governo mandou para as cidades, menos de quatro foram usadas. Foram distribuídas quase 22 milhões de vacinas, mas só oito milhões de pessoas procuraram os postos para se proteger.
O perigo continua
Em 2025, mais de 10 mil pessoas ficaram em estado grave por causa da covid no Brasil, causando cerca de 1,7 mil mort3s. Atualmente, a vacina faz parte do calendário básico para crianças, idosos e gestantes. Os especialistas reforçam que manter a saúde estável depende de completar o esquema de vacinas, principalmente para quem já passou dos 60 anos.
Redação João Lemes; fonte Agência Brasil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


