O manacá-da-serra é uma bela árvore nativa do Brasil, conhecida por sua exuberante floração colorida. Tibouchina mutabilis é o seu nome científico. Encontrada principalmente em regiões de altitude, como serras e montanhas.
Durante a primavera e o verão, o manacá-da-serra exibe cachos de flores que podem variar em tons de rosa, roxo e lilás.
Suas flores têm a peculiar característica de mudar de cor ao longo do tempo, passando por diferentes tonalidades durante o processo de maturação.
Além de sua beleza ornamental, o manacá-da-serra desempenha um papel importante na ecologia, atraindo polinizadores, como abelhas e borboletas, que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas.

Cultivado em jardins e áreas paisagísticas, o manacá-da-serra é apreciado não apenas por sua estética encantadora, mas também por sua adaptação e resistência. Sua presença traz um cenário espetacular para qualquer jardim ou paisagismo, especialmente durante a época de floração.
- Cientistas estudam irlandês de 93 anos que apresenta idade biológica de 30
- Participe da nossa comunidade no WhatsApp
Você conhece a lenda do Manacá-da-Serra?
Num reino distante, o rei solicitou a seus súditos novas flores, pedindo que cultivassem sementes em vasos. O desafio era peculiar: as flores deveriam ser plantadas, mas não deveriam florescer. O vencedor teria a chance de casar com uma das filhas do rei.
Dois irmãos, Man e Acá, competiam criando flores brancas e lilases, no entanto, o amor fraternal os fez repensar a competição. Na noite anterior à apresentação, Man trocou as sementes, pensando que seu irmão merecia vencer. Uma fada, tocada pelo gesto, misturou as sementes.
No dia determinado, as princesas se encantaram com os vasos de flores idênticas, uma mistura de branco e lilás. Assim, o rei declarou-as vencedoras e então nasceu o manacá. As princesas se apaixonaram pelos nobres irmãos jardineiros, e o reino vive em paz e harmonia à sombra dos manacás.