A Secretaria de Saúde foi notificada do segundo caso de dengue neste ano em Santiago. Trata-se de uma senhora de 61 anos que se infectou fora de Santiago. Ela estava em férias em Itapema. Teve sintomas e procurou o pronto socorro, fez testagem rápida e deu positivo. Porém, não quis ficar hospitalizada e cumpre isolamento domiciliar, acompanhada pela equipe da saúde.
Há poucos dias, o município informou o primeiro caso. Foi de um militar (51 anos) que retornou de viagem do Rio no final de janeiro.

Saúde e Exército vão atuar juntos contra o mosquito
Conforme o secretário Éldrio Machado, nesta quarta-feira (14), as equipes de agentes de endemias, de saúde e militares começarão as visitas domiciliares, após capacitação e treinamento dos envolvidos durante o feriadão. Ele reforça o pedido a toda a população para que colabore com a campanha Santiago contra a dengue, cuidando de seus espaços físicos e que também receba bem as equipes.
A dengue no país
O Ministério da Saúde divulgou informações alarmantes sobre a situação da dengue no país, destacando um cenário preocupante no Rio Grande do Sul. O Brasil, até o momento, registrou mais de 512 mil casos de dengue, com um total de 75 mortes confirmadas e outras 340 mortes ainda sob investigação.
Especificamente no Rio Grande do Sul, os casos confirmados da doença já ultrapassaram a marca dos 5 mil, e há registro de quatro mortes atribuídas à dengue. É importante notar que, embora o Ministério da Saúde confirme este quarto óbito, ocorrido no município de Guaporé, na Serra Gaúcha, a Secretaria Estadual de Saúde não confirmou essa informação até o momento.
Esses dados ressaltam a gravidade do surto de dengue no estado e no país, evidenciando a necessidade de medidas urgentes de prevenção e controle.