O Ministério da Agricultura e Pecuária encaminhou à Organização Mundial de Saúde Animal relatório que comunica o encerramento do foco de doença de Newcastle no Estado. O documento informa à entidade internacional que a investigação epidemiológica não identificou nenhum animal com sinais clínicos compatíveis com a doença de Newcastle.
A Seapi concluiu, nesta sexta (26), as visitas a todas as 858 propriedades com criações avícolas no raio de dez quilômetros a partir do foco.
Desinfecção concluída
Etapa importante na contenção do foco e na comunicação de seu encerramento, a desinfecção completa da granja comercial que apresentou teste positivo para a enfermidade, em Anta Gorda, foi concluída nesta na quinta.
Assim que saiu o resultado positivo para doença de Newcastle, em 18 de julho, todos as aves da granja foram sacrificadas. Ao todo, 7 mil aves estavam abrigadas quando o foco foi confirmado. As carcaças foram descartadas por enterro.
A granja que teve o foco confirmado ficará interditada por um período mínimo de 42 dias, a contar do encerramento do foco. Ao final do prazo, poderá trazer uma carga de aves para o local, em quantidade que não ultrapasse 20% da capacidade do galpão.
VEJA TAMBÉM: Manoel Viana: uma cidade por herança


