Foi lançada a nova cartilha Mulheres que Constroem o Varejo

O lançamento foi na biblioteca do Senado, em Brasília

Publicado em

Na terça-feira (11),.com a presença de representantes dos poderes Legislativo e Executivo na esfera federal, a Federação Varejista do RS e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apresentaram, em Brasília, a quarta edição da cartilha Mulheres que Constroem o Varejo. O documento foi saudado por lideranças, na Biblioteca do Senado, como uma importante ferramenta de incentivo para a promoção da igualdade de gênero, do incentivo ao empreendedorismo feminino e da valorização da mulher na sociedade. A Federação Varejista esteve representada pelo vice-presidente, Marcos Carbone, e pela coordenadora da CDL Mulher do RS, Débora Balbinotti Lunardi.
 

A cartilha, produzida em parceria com entidades setoriais e a Procuradoria da Mulher do Senado, aborda liderança feminina e ESG, destacando o impacto das mulheres no desenvolvimento sustentável e econômico. O documento apresenta dados e histórias de empreendedorismo feminino, evidenciando desafios como baixa representatividade em cargos de liderança, restrição de crédito e sobrecarga de funções invisíveis. Segundo Débora, é essencial fortalecer a rede de apoio e implementar estratégias para promover a inclusão socioeconômica das mulheres e transformar esse cenário.
 

A coordenadora da CDL Mulher, Lucia Leijoto, lembrou que a parceria entre as instituições privada e política já dura quatro anos e tem apontado importantes direcionamentos para o empreendedorismo feminino. “São caminhos para a transformação, reconstrução, mudança de conceito e busca por um futuro sustentável para as próximas gerações, em direção às necessidades do nosso tempo, em que o protagonismo das mulheres precisa ser mais respeitado”, comentou Lucia. Em seu discurso durante o lançamento da cartilha, a senadora Zenaida Maia (PSD), procuradora especial da Mulher no Senado, destacou as necessidades de mudança para ampliar o empoderamento feminino na sociedade. “Precisamos incluir a vida das mulheres no orçamento deste país, e isso significa estar incluindo sua defesa, sua segurança e sua educação para mostrar que ela pode, sim, estar onde ela quer, como mostra essa cartilha”, disse.
 

Nesse sentido, a ministra interina do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, convocou a necessidade da presença masculina para o progresso das pautas femininas. “Não podemos avançar pra nenhuma questão das mulheres se os homens não participarem desse processo”, opinou. Ela também destacou a forte ligação dos negócios liderados por mulheres com as práticas de ESG evidenciadas pelo documento. “Nove entre 10 empreendedoras femininas adotam práticas que visam à sustentabilidade ambiental; quatro entre cinco mulheres empreendedoras adotam práticas de sustentabilidade social. Portanto, investir no empreendedorismo feminino vai além de uma demanda por justiça social, significa apostar em inovação, sustentabilidade e crescimento econômico”, avaliou a ministra.
 

A deputada Any Ortiz destacou que a cartilha é um chamado à ação para um varejo mais inovador e inclusivo, dando visibilidade às mulheres que transformam a economia. Já o presidente da CNDL, José César da Costa, reforçou o compromisso da entidade com o empreendedorismo feminino, ressaltando o papel das mulheres na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades.

Segundo o Sebrae, o Brasil, tinha 10,11 milhões de mulheres à frente dos negócios em 2023, representando 34% do total de empreendedores no país. Além disso, 54,6% das pessoas que pretendem empreender nos próximos três anos são mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

131,461FãsCurtir
69,928SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Homicídi0 no centro da cidade; o t1ro foi no peito e na cabeça

Tupanciretã - RS - (Região de Santa Maria) Um sujeito foi mort0 com um...

O recorde foi batido graças ao programa Agora Tem Especialistas

Salvador - BA - O SUS realizou 14,7 milhões de cirurgias eletivas (agendadas) no...

O vírus continua sendo o mais mortal entre as doenças respiratórias

NACIONAL - A covid levou 29 brasileiros em janeiro deste ano. Os dados...

Aluno confessa ter m4tado professora com a faca que ela mesma lhe deu

Porto Velho - RO - João Cândido da Costa Junior, de 24 anos, confessou...

Leia Também

Homicídi0 no centro da cidade; o t1ro foi no peito e na cabeça

Tupanciretã - RS - (Região de Santa Maria) Um sujeito foi mort0 com um...

O recorde foi batido graças ao programa Agora Tem Especialistas

Salvador - BA - O SUS realizou 14,7 milhões de cirurgias eletivas (agendadas) no...

O vírus continua sendo o mais mortal entre as doenças respiratórias

NACIONAL - A covid levou 29 brasileiros em janeiro deste ano. Os dados...