Ícone da indústria automobilística brasileira, o Fusca marcou a década de 1980 por sua popularidade e acessibilidade. Em 1985, era o carro mais barato do país e um dos mais vendidos, com versões como o Fusca 1300 e o Fusca 1600. Na época, seu preço girava em torno de 4,4 mil (valor já convertido para a moeda atual), com a versão básica equipada com motor 1300 cc.
Mas quanto custaria um Fusca daquele tempo ajustado pela inflação? Considerando o IPCA, índice oficial que mede a variação de preços no Brasil, o valor atualizado ultrapassaria os R$ 62.500 — mais de 14 vezes o preço original. De acordo com o IBGE, a inflação acumulada desde 1985 chega a milhares por cento, o que significa que um bem que custava o equivalente a 10 salários mínimos na época hoje exigiria um valor dezenas de vezes maior.
Apesar disso, o Fusca ganhou status de item de colecionador, o que interfere diretamente no valor de mercado. Segundo a Tabela Fipe, um Fusca 1600 de 1985 está avaliado, em abril de 2025, em média R$ 27.073 — bem abaixo do valor ajustado pela inflação, mas ainda expressivo para um modelo com 40 anos de história.
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