Brasília – DF – Um vídeo resgatado pelo jurista Lenio Streck neste sábado (5) chamou atenção nas redes sociais. Nele, Paulo Guedes, ex-ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro, aparece defendendo a taxação dos super-ricos, exatamente como o presidente Lula busca aprovar agora no Congresso.
Na fala, Guedes afirma: “Nós estamos deixando subir um pouco o Imposto de Renda, que é justamente onde você pega, que é progressivo. Falta corrigir a tabela do Imposto de Renda? Falta, falta isentar mais. Mas aí, você tem que pegar lá em cima, entendeu? A turma do segundo andar”.
O ex-ministro ainda destaca que 60 mil pessoas, na época, receberam R$ 300 bilhões e pagaram zero de imposto. E completa: “Não tô falando de banqueiros. É mais do que isso. É mega-bilionários. Você não tem vergonha de ser rico. Você tem que ter vergonha de não pagar imposto. Se um funcionário seu paga 27,5%, por que você paga zero?”.
A lembrança viralizou e reacendeu o debate sobre a taxação dos mais ricos, medida que hoje enfrenta forte resistência no Congresso. O vídeo está circulando no X (antigo Twitter) e pode ser conferido no perfil de Lenio Streck. O tema divide opiniões e segue no centro das discussões econômicas do país.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso