Santa Maria – RS – (Região Central). A chuva que caiu na última quinta-feira (25) deixou perto de 80 famílias isoladas no distrito de Arroio Grande. A Defesa Civil informou que a força da água derrubou cabeceiras de pontes e deixou várias estradas submersas. O acesso para a cidade deve demorar pelo menos três dias para ser restabelecido com uma passagem provisória.
A situação nas comunidades
Pelo menos 320 pessoas estão com o caminho bloqueado em quatro localidades diferentes do interior. Equipes de socorro já levaram mantimentos para o distrito, onde a luz e a água seguem funcionando normalmente. A prefeitura já tem licitação para novas pontes na região, que sofre com estragos desde a grande enchente de 2024.
Estragos na área urbana
Na cidade, a chuva causou deslizamentos de terra nos bairros Itararé e Campestre do Menino Deus, onde muros de casas caíram. Também houve alagamentos no Renascença e problemas de infiltração em Camobi. Os técnicos seguem monitorando os morros e pedem que qualquer morador de área de risco saia de casa se notar movimentação de terra.
Previsão do tempo
O tempo não deve firmar tão cedo, com previsão de chuva até domingo (28). Para este sábado, são esperadas pancadas de até 30 milímetros, mas a preocupação maior é com o domingo, quando o acumulado pode chegar a 60 milímetros. A Defesa Civil segue em alerta total para novos temporais isolados que podem atingir a região.
Fonte: Redação João Lemes/Fonte GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


