Blumenau, Santa Catarina – Dez detentos do regime semiaberto trabalham em roçadas, limpeza e serviços gerais do Samae após acordo com a Justiça estadual. Eles foram escolhidos por bom comportamento, avaliação de perfil e não podem ter ligação com facções. A cada três dias de trabalho, um dia é reduzido da pena. A Polícia Penal e Polícia Militar acompanham as atividades e o Samae fornece transporte, alimentação, uniformes e equipamentos.
O Samae informa que a ação ajuda na reintegração social e reduz custos em 66% em comparação com terceirização. Os apenados recebem salário mínimo. Parte do valor vai para um fundo do sistema prisional e o restante fica disponível após o fim da pena. A parceria deve durar dois meses e pode ser ampliada. Outras cidades da região também usam o modelo.
Outra parceria envolve a construção de casinhas para animais. Em 2025, detentos produziram mantas e colchões para cães e gatos. Agora eles montam e pintam abrigos que serão instalados pela cidade para proteger os animais do sol e da chuva e reduzir riscos à saúde.
Fonte: NSC Total.
LEIA TAMBÉM: Duplo homicídio: Suspeitos de execução na Barragem do Itu estão presos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


