São Francisco de Assis – RS – O fotógrafo Francisco Haigert (Tuia) estava no lugar certo na hora certa e registrou um momento certo que viralizou de forma certa em todo o estado. Durante uma cavalgada Farroupilha, a mãe Annyh Camargo amamentava a pequena Lorenah Camargo Noronha, de apenas três meses. O pai da criança é Jorge Aviner Silva Noronha.

A imagem tocou o coração de muitos
A redação conversou com a jovem mãe, de apenas 18 anos; ela conta que sempre foi apaixonada pela lida no campo, desde pequena. A foto captura esse amor e a tradição. Ela pretende amamentar a filha até os três anos e não encontrou nenhum problema com a introdução da mamadeira em casa.
Para Annyh, a foto se tornou um símbolo de cuidado com os bebês, de beleza e de tradição. Ela mandou fazer um quadro para expor na sala de casa.

Quem recebe o leite materno carrega benefícios que se estendem para toda a vida adulta
O leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo, capaz de fornecer todos os nutrientes e defesas que um bebê precisa nos primeiros meses de vida. Rico em proteínas, gorduras boas, vitaminas, minerais e anticorpos, ele protege contra doenças, fortalece o sistema imunológico e contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo. Nenhum outro alimento chega tão perto dessa perfeição natural: fórmulas e leites industrializados são alternativas, mas sempre ficam em segundo plano. Quem recebe o leite materno carrega benefícios que se estendem para toda a vida adulta, refletindo em mais saúde, resistência e qualidade de vida.
ASSIM DESCREVEU O FOTÓGRAFO:
“Um povo que carrega no sangue a tradição, no olhar o orgulho e nos gestos a beleza de um legado que nunca se perde.
Essa imagem simboliza tudo: a mãe que cavalga firme, conduzindo seu caminho, enquanto nutre a vida em seu colo. É a essência do gaúcho, seguir adiante, mesmo diante dos desafios, sem jamais abandonar o cuidado, o amor e a família.
Ser gaúcho é isso:
É ter raiz forte e peito aberto.
É preservar a cultura e, ao mesmo tempo, ensinar às novas gerações o valor da terra, da tradição e do respeito.
Hoje nossa homenagem vai a cada gaúcho e gaúcha que mantém viva essa chama que aquece o coração do Rio Grande.
Que nunca falte orgulho em vestir a tradição e força para carregar a história no lombo do cavalo e na alma.”

Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso