O número de mortes pela gripe no Estado aumentou 22% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Em 2024, 153 pessoas morreram pela doença entre janeiro e julho, contra 125 óbitos do ano passado.
Também foram registradas mais internações de pacientes com gripe.
Os dados preocupam e servem como alerta para a população buscar a vacinação contra a influenza. O último balanço aponta que 2,6 milhões de doses foram aplicadas. O número representa apenas cerca de 50% da remessa recebida pelo Estado.
- Inicialmente, a vacinação foi aberta aos grupos prioritários. Com a baixa procura, o Ministério da Saúde resolveu ampliar para toda a população. E mesmo assim, a procura ainda é baixa.
A campanha de imunização começou em março para o público-alvo e foi ampliada em maio para a população em geral. Nos grupos prioritários, em que a meta é de 90%, a cobertura vacinal chega a 46%.
EM SANTIAGO
O município está com 52% dos grupos prioritários vacinados. No geral, a vacinação atingiu 50% da população. Todos os postos estão abastecidos e o estoque nunca baixa de 2 mil doses. A vacinação contra a gripe está disponível para pessoas de todas as idades, a partir de seis meses.
VEJA TAMBÉM: A onda de frio vai dar lugar à chuva