Santiago, RS – A celebração da conquista de um título esportivo deveria ser motivo de alegria para todos. Mas a festa de uma equipe santiaguense, que começou no Ginasião nesta sexta à tardinha e foi para o centro da cidade, levantou uma questão que vai além da quadra: a eficácia de uma lei que proíbe fogos de artifício com estampido.
Lei existe, mas a fiscalização?
Desde 2019, uma lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo então prefeito Tiago Gorski proíbe a venda e queima de fogos de artifício com estampido no município. A lei permite apenas os chamados “fogos de vista”, que produzem efeitos visuais sem o barulho. No entanto, a recente comemoração gerou questionamentos: “Para quem vale? De que vale? Quem fiscaliza?”.
O desabafo nas redes sociais
O desabafo da santiaguense Adriana Cristofari em suas redes sociais evidencia o problema. Ela relata que a festa foi marcada por “muitos fogos de artifício e rojões”, com a presença de agentes da Guarda Municipal, Bombeiros e membros da própria administração. A preocupação de Adriana se volta aos animais que, no local, ficaram assustados com o barulho:
Confira a publicação na íntegra:
“Uma lei sem fiscalização! A comemoração da SER Santiago, que teve início no ginásio municipal, foi marcada por muitos fogos de artifício e rojões! E tudo sob a condescendência da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e integrantes da própria administração municipal. Entendo que seja uma baita vitória, uma conquista linda, afinal, sou adepta e apaixonada pelo esporte; porém, sinto amor e respeito pelos animais!
Os cavalos que ficam atados no espaço do fundo do ginásio ficaram desesperados, dava uma dó de vê-los correndo em círculos, desnorteados! Os cachorros não sabiam onde se esconder, de tanto desespero! Fui reclamar, pedir que parassem, porém, riam da minha cara, me xingavam, por eu ser uma louca e por estar atrapalhando a comemoração! Que comemorem, mas que respeitem as leis e os animais! Lamentável!”
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


