O presidente Lula afirmou que a Justiça brasileira cumpre seu dever ao aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, acusados de tentar um golpe de Estado. Lula destacou que a decisão do STF se baseou em investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e em delações de envolvidos. O presidente disse que as provas demonstram claramente a tentativa de golpe e atentados contra autoridades.
Lula criticou os pedidos de Bolsonaro e opositores por anistia antes da conclusão do julgamento. O presidente afirmou que o ex-presidente deveria provar sua inocência em vez de pedir perdão antecipado, o que, segundo Lula, indica reconhecimento de culpa. Ele também reprovou o discurso de perseguição usado por Bolsonaro, classificando como bravata.
Durante visita oficial ao Japão, Lula afirmou que a viagem foi a mais importante que já realizou ao país. O presidente destacou a aproximação com o Japão em defesa da democracia, do multilateralismo e da reforma na governança mundial. Lula também defendeu o fortalecimento do livre comércio e mudanças no Conselho de Segurança da ONU para refletir melhor a geopolítica atual.
Fonte: Correio do Povo.
LEIA TAMBÉM: Gruta de Nova Esperança agora é reconhecida no RS
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso