Câmara aprova emenda que protege deputados e senadores de processos criminais

Publicado em

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras para o processo de deputados e senadores no Supremo Tribunal Federal (STF). O texto, aprovado em dois turnos, segue agora para o Senado.

Apelidada de PEC da Blindagem, a proposta exige a autorização prévia da Câmara ou do Senado para que o STF possa processar criminalmente um parlamentar. Essa aprovação seria feita por meio de votação secreta, regra que também se aplica a casos de prisão de congressistas.

A PEC foi aprovada por 353 votos a 134 no primeiro turno e 344 a 133 no segundo. A aprovação foi possível após a substituição do relator do texto e um acordo político que incluiu a discussão de outros projetos, como a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Críticos à proposta, como o governo, argumentam que a PEC desvia o foco de pautas mais importantes para o país. Já defensores, como o presidente da Câmara, afirmam que a medida responde a “abusos” contra parlamentares.

O que muda na prática?
Processos criminais: O STF precisará de autorização da Câmara ou do Senado, em votação secreta, para abrir um processo criminal contra um parlamentar.

Foro privilegiado: A prerrogativa passa a se limitar a crimes relacionados ao mandato. Outras infrações serão julgadas pela Justiça comum.

Prisão: Mantém a regra de prisão apenas em flagrante de crime inafiançável, mas a decisão final sobre a detenção do parlamentar também será por voto secreto.

Inviolabilidade: A responsabilidade por opiniões e votos de parlamentares passa a ser apenas ética e disciplinar, afastando ações civis ou penais.

A proposta retoma mecanismos que existiram na Constituição de 1988, mas foram retirados em 2001 após forte pressão popular. A aprovação da PEC reacende o debate sobre a imunidade parlamentar e o equilíbrio entre os poderes no Brasil.

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Preso por importunação sexual em ônibus na BR 287

São Borja, RS - Um sujeito de 42 anos foi preso na noite de...

Caminhoneiro morre em grave acidente na BR-392

Santana da Boa Vista, RS (região de Pelotas) - Um caminhoneiro de 55...

Tiago Gorski: Ex-prefeito é homenageado pelo Conselho de Administração

Santiago – O administrador Tiago Gorski e ex-prefeito foi agraciado com a Medalha do...

Leia Também

Ex-funcionários do Hospital de Caridade de Ijuí são condenados

Ijuí, RS - A Justiça condenou dois ex-funcionários do Hospital de Caridade a 4...

Preso por importunação sexual em ônibus na BR 287

São Borja, RS - Um sujeito de 42 anos foi preso na noite de...

Caminhoneiro morre em grave acidente na BR-392

Santana da Boa Vista, RS (região de Pelotas) - Um caminhoneiro de 55...