Caraá (região de Osório) – O vereador mais votado foi preso pela Polícia Federal na manhã desta segunda (31). Fabiano Santos da Silva (Republicanos) é investigado por compra de votos. A prisão preventiva dele foi decretada pelo Judiciário por coação de testemunhas, que depuseram contra ele em ações judiciais a que responde na Justiça Eleitoral.
O Ministério Público pediu sua cassação após mais de 20 pessoas declararem ter vendido apoio a ele nas urnas. A ação de investigação judicial eleitoral é por abuso de poder e captação ilícita de sufrágio. Caso condenado, o vereador pode ser cassado e ficar inelegível por oito anos.
Fabiano Santos é servidor público municipal e trabalha com operação de máquinas. Conforme depoimentos de eleitores à PF, ele teria prometido ajuda por meio de máquinas pertencentes a um familiar (para consertar estradas) e saibro. Há ainda indícios de que Fabiano teria pagado por votos em Pix.
Contraponto
O que diz Fabiano Santos:
Ele foi ouvido pela reportagem na época em que começou o processo eleitoral por compra de votos. E declarou: “Meus advogados aconselham a não me manifestar e nem comentar o processo. Vamos aguardar”.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso