Estado, RS – O govero estadual divulgou, nessa terça (14), a lista preliminar de municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho. A iniciativa visa a implantação de cozinhas comunitárias e o apoio ao custeio de refeições destinadas à população em situação de pobreza, especialmente nas cidades afetadas pelas intensas chuvas de abril e maio de 2024.
Na região, os municípios de Santiago e Jaguari foram incluídos na relação das 35 cidades selecionadas para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem refeitório, que prevê a distribuição de refeições em viandas retornáveis.
O programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, é a primeira vez que o Executivo estadual prevê um aporte financeiro específico para apoiar o custeio das refeições, além da verba para implantação das cozinhas. O objetivo é garantir um número mínimo diário de refeições servidas.
No total, 52 dos 497 municípios gaúchos foram selecionados nesta fase preliminar: 35 para a modalidade sem refeitório e 17 para a modalidade com refeitório. Os municípios considerados aptos tiveram até o dia 9 de outubro para encaminhar a manifestação de interesse. O resultado final será divulgado em 20 de outubro.
A ação faz parte do Plano Rio Grande, um conjunto de medidas lançadas pelo governo estadual após a maior catástrofe climática da história do Estado.
Fonte: Governo do Estado