Praia Grande, SP – O avanço do mar já preocupa moradores do litoral paulista e um estudo da organização Climate Central acendeu o alerta: partes de Praia Grande podem desaparecer do mapa até 2150. Um mapa interativo criado pela entidade mostra que, se os níveis de poluição se mantiverem como hoje, o mar avançará sobre áreas urbanas e bairros inteiros ao longo das décadas.
Segundo o levantamento, os primeiros sinais serão visíveis já em 2030, com o encolhimento das faixas de areia. Nas décadas seguintes, áreas como a Avenida Presidente João Castelo serão diretamente afetadas, com perda de território para o mar.
No extremo da cidade, bairros como Balneário Maxland, Tude Bastos e Caieiras poderão desaparecer até 2150, caso nada seja feito para conter o avanço do mar. A simulação mostra um futuro em que parte do município seria literalmente engolida pelas águas.
O estudo reforça que o cenário pode se agravar ainda mais caso as emissões de poluentes aumentem. O avanço do mar seria ainda mais rápido e devastador, exigindo ações urgentes para reduzir os impactos da mudança climática e proteger o litoral paulista.
Fonte: Diário do Litoral / Climate Central.
LEIA TAMBÉM: O grito silenciado: por que vítimas de feminicídio não pedem socorro
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso