Nova Esperança do Sul – RS – A Gruta Nossa Senhora de Fátima agora é reconhecida como de relevante interesse histórico e turístico do estado. A Lei 16.283/2025, de autoria do deputado estadual Cláudio Tatsch, foi sancionada nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite, em ato no Palácio Piratini.
A grandiosidade do local
Considerada uma das maiores da América Latina, a gruta comporta até 5 mil pessoas e é formada por rochas de arenito. Possui duas aberturas no teto, que permitem a entrada de luz natural, além de túneis que levam a trilhas e cascatas. O espaço tem cerca de 15 metros de profundidade e 3,2 mil metros quadrados. Sua exploração começou em 1935, quando surgiu a ideia de transformá-la em um santuário.
A história e a devoção
A primeira festa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima ocorreu em 1961, junto com a inauguração do altar que abriga a imagem da santa. O entorno conta com churrasqueiras, mesas, cadeiras, banheiros e pavilhão para eventos.
A presença das autoridades
O ato de sanção contou com a presença do prefeito Ivori Antônio Guasso Junior, do vice-prefeito Elton Espagnolo e dos vereadores Magno Juliardi Gabert, Antônio Vanderlei Pieszak e Rodrigo Pivoto, que acompanharam o deputado Cláudio Tatsch.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso