O que se sabe sobre o apagão na Europa

"Não há indícios" de ataque cibernético, sabotagem ou ação criminosa, declarou o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro

Publicado em

​O apagão que atingiu a Espanha nesta semana começou por volta das 12h32 (horário local) de segunda-feira, 28 de abril de 2025, e durou entre 6 e 10 horas.

O apagão que afetou Portugal, Espanha, Andorra e partes da França nesta segunda-feira (28) teve origem em uma falha na interconexão elétrica entre França e Espanha. A desconexão da rede elétrica espanhola com a malha europeia mais ampla causou o colapso.

A falha resultou em quedas simultâneas de energia em várias áreas da Península Ibérica. Especialistas apontam que sobrecargas locais e falhas de segurança agravaram a situação, tornando o colapso mais amplo.

A perda de conexão com a rede afetou diretamente Portugal, que depende da eletricidade espanhola. O primeiro-ministro de Portugal descartou a hipótese de ataque cibernético, confirmando que o apagão foi causado por falhas técnicas.

Reação da população

A população reagiu com correria para sacar dinheiro, formar filas em mercados e buscar alternativas para voltar para casa sem transporte público. Muitas famílias ficaram sem água e comunicação, enquanto redes de telefonia sofreram sobrecarga. Apesar do caos, a maioria seguiu as orientações para economizar energia e evitar deslocamentos.

Muitos moradores enfrentaram dificuldades para cozinhar devido à predominância de fogões elétricos. Sem eletricidade, não conseguiam utilizar seus aparelhos, o que os levou a recorrer a alimentos prontos e enlatados. Esse consumo inesperado gerou gastos adicionais, especialmente em um cenário de incerteza sobre o retorno da energia elétrica.

O brasileiro David Marconte, residente em Lisboa, relatou que supermercados fecharam por falta de energia, mas alguns com geradores continuaram funcionando. Isso levou muitos a comprar alimentos prontos para estocar. A falta de energia afetou o funcionamento de trens, semáforos e operações nos aeroportos, como o de Madrid-Barajas, na Espanha. Nos terminais, o check-in foi feito manualmente .

A situação evidenciou a vulnerabilidade das residências que dependem exclusivamente de energia elétrica para suas necessidades básicas. A falta de preparação para emergências, como a recomendação da Comissão Europeia para manter “kits de sobrevivência” em casa, tornou-se evidente, e muitos passaram a considerar a importância de alternativas para situações imprevistas.

“Kit Guerra”

Poucas semanas antes do apagão, a Comissão Europeia havia recomendado que os cidadãos montassem “kits de sobrevivência” para 72 horas, com alimentos, medicamentos, lanterna, pilhas e dinheiro. A medida visava preparar a população para desastres naturais, ciberataques ou conflitos. Muitos ignoraram o alerta, mas após o apagão, relatos mostram que a orientação ganhou importância. Brasileiros que vivem em Portugal e Espanha relataram gastos de emergência com enlatados e afirmaram que o susto reforçou a necessidade do kit.

Volta da energia

A energia começou a ser restabelecida de forma gradual em Portugal e Espanha. Em Madri, lojas e metrô voltaram a funcionar parcialmente. Em Portugal, a operadora REN informou que 750 mil clientes tiveram o serviço normalizado. Parte do fornecimento veio de fontes nacionais e parte da França. As autoridades alertaram que a recuperação total seria lenta e pediram paciência à população.

Fonte: Com informações de BBC News.

LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite diz que está disposto a disputar a presidência em 2026

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

124,646FãsCurtir
62,828SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Militares paraguaios são condenados por tráfico de armas para facções brasileiras

Brasília - DF - Quatro militares do Paraguai, entre eles um general e uma...

Mãe é condenada a 19 anos por matar recém-nascido

Cachoeira do Sul - RS - O Tribunal do Júri condenou uma mulher a...

“Bolsonaro vai ter um piripaque na Papuda”, afirma defesa após STF manter condenação

Nacional - O STF manteve a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a mais de...

Filho denuncia pai por ameaçar mãe cadeirante em Coronel Martins

Coronel Martins, RS - Um sujeito foi preso em flagrante na madrugada de quinta-feira...

Leia Também

Militares paraguaios são condenados por tráfico de armas para facções brasileiras

Brasília - DF - Quatro militares do Paraguai, entre eles um general e uma...

Mãe é condenada a 19 anos por matar recém-nascido

Cachoeira do Sul - RS - O Tribunal do Júri condenou uma mulher a...

“Bolsonaro vai ter um piripaque na Papuda”, afirma defesa após STF manter condenação

Nacional - O STF manteve a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a mais de...